Seja bem vindo(a)

Seja bem vindo(a)!

Pensamento do mês de setembro:

"Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro." (Carl Gustav Jung)

sábado, 14 de agosto de 2010

Interlúdio cinematográfico: Filmes com mensagens espiritualistas, sob o enfoque Kardecista

No feriado de Páscoa deste ano, tive o privilégio de assistir a uma única estréia nas restritas telas de cinema de minha cidade.

Na verdade nesta mesma noite fui acometida por uma confluência de privilégios...


Pra início de conversa fui ao cinema acompanhada de uma amiga muito especial, a Tati, que estava acompanhada da fofa de sua mamãe (companhias estelares!), além de minha própria mamãe.

(Só para esclarecer, mamãezinha é o verdadeiro e confesso Sol da minha vida!! Endossando ainda mais, pra não restar ne-nhu-ma dúvida: Ela é minha melhor, maior e imprescindível amiga meeeeeeeeeeessssssssmoooooooo!!!!)


Na tentativa de ilustrar o quão especial foi contar com a companhia de mamãe nesta estréia, as últimas vezes q lembro de ter ido ao cinema com ela, confundem-se entre a estréia de E.T. - O Extraterrestre e a estréia de Indiana Jones e a Última Cruzada...rs*
Em resumo: faz um tempão, não é?!?


E para consagrar a noite, assistimos ao filme sobre a vida de Chico Xavier.
Ma-ra-vi-lhoooooooooooooo-so!!!
O que a essa altura, dispensaria comentários...
(Mas pra não dispensar a oportunidade de comentá-lo, o roteiro e a produção são extraordinários!)

Além do mérito do filme se recusar a fazer qualquer apologia ao kardecismo, fato em si mais que coerente com a biografia ecumênica de Chico, em minha opinião, o filme apresenta um enredo universal ao retratar a difícil trajetória de uma pessoa que não se esquiva, ao contrário, se dispõe a trabalhar e viver a serviço de sua fé.


Pois bem, no embalo da qualidade da produção cinematográfica do filme sobre Chico, o que vim
registrar aqui mesmo, é minha ansiedade com a estreia do próximo filme no mesmo gênero: Nosso Lar.

Para quem tem ideia do impacto que a obra literária que inspirou o filme, teve no meio espírita, eu com certeza não teria nada a acrescentar...

Mas, pra quem nunca sequer ouviu falar de literatura espírita e tem curiosidade, este livro foi psicografado e publicado por Chico Xavier entre as décadas de 40 e 50, a partir do relato de um médico desencarnado, que exerceu sua profissão na cidade do Rio de Janeiro.

A narrativa do livro se desenrola a partir do processo de desencarne que este médico, sob o pseudônimo de André Luís, descreve em detalhes. Há o registro de breves passagens de sua vida terrena, da transição entre o mundo terreno e o mundo espiritual, até suas experiências no mundo que ele encontrou quando enfim, se reconheceu na espiritualidade.


"Nosso Lar" tem estreia prevista já para o próximo dia 03 de setembro e pré-estreia no Rio de Janeiro no dia 31 de agosto.

Pra quem quiser ainda maiores detalhes sobre a produção, o filme tem um site.
Só pra acrescentar minha opinião mais que pessoal, o site é fofo, simples e bem cuidado, com curiosidades sinceras e desprovidas de receios e preconceitos: www.nossolarofilme.com.br

Para os ansiosos como euzinha, deixo aqui o trailler oficial do filme.



E para quem ainda não assistiu ao filme "Chico Xavier" ele já está disponível nas locadoras de vídeos e também está a vendas nas lojas especializadas.

Além do enredo universal, como descrevi anteriormente, no filme "Chico Xaver" há curiosidades e passagens muito comoventes e também muuuuuuuuuuuuuito bem humoradas sobre a vida desse personagem que tanto dá orgulho de ser nosso conterrâneo e também contemporâneo.


Este filme também tem site, mas confesso que só conferi rapidamente, apesar de aparentar ser um pouquinho mais completo do que o site do filme "Nosso Lar". Muito provavelmente porque este último ainda não estreiou. O endereço é: www.chicoxavierofilme.com.br



Retomando minha
recordação daquela noite de estreia, pra mim, além da satisfação de conhecer detalhes da encantadora biografia de Chico, de assistir a algumas convicções pessoais, filosóficas e espirituais ganharem um status (bem cuidado) na telona do cinema, e claro, ter contado com as pessoas-estrelas que me acompanharam naquela noite, é imprescindível registrar que ter assistido as filas enooooooormes, com pessoas interessantes, interessadas e envolvidas neste mesmo propósito, (ainda por cima, em minha cidade!!) me comoveu profundamente.


Amadas e amados, espero que tenham gostado deste post.
Confesso, sem modéstia alguma, que ele me deu muuuuuuuuuuuuuito prazer em escrever, além da vontade de qualquer dia desses, escrever um pouco mais sobre minha trajetória espiritual também...
(Quem sabe já no próximo post, a gente não conversa mais sobre o tema?!?)


Bom, encerro por aqui mais um post...
E curiosamente, eu só percebi hoje que minha marca registrada ainda não se fez presente aqui no blog... Assim, a todos que passarem por aqui...

Beijos e mais beijos de luz!

Inté o próximo!
Fui!

Um comentário:

  1. Ju, que post mais lindo, estou emocionadíssima!!!! É maravilhoso ir ao cine com vc e sua momy tb, vcs são duas fofas!!!!!
    Quando vc vier aqui no cafofo, te levo lá na Débora, vc vai AMAR, as peças da Cholet são a sua cara, chiquerésimas!!!

    Bjocas, Ju!!!!!!

    ResponderExcluir